domingo, 18 de outubro de 2009

Os bons amigos do batom

Maquiadores das estrelas chegam a ganhar R$ 20 mil mensais, conhecem segredos de rostos famosos e alguns viram confidentes das celebridades
Chantal Brissac
Foto: Julio Vilela
Dos 13 aos 18 anos, o paulistano Marco de Barros morou no Pará, onde trabalhava como garimpeiro. Em Serra Pelada, entre um trabalho de escavação e outro, ele ficava de olho na televisão dos bares da cidade, sonhando um dia “olhar aquela mulherada bonita de perto”. Não podia prever, na época, que ia chegar bem mais próximo do que isso: alguns anos depois, Marco pintava as faces, os olhos e os lábios de suas adoradas musas. Ele faz parte de um time seleto de maquiadores de celebridades, que na média ganham de R$ 5 mil a R$ 8 mil mensais, mas que em situações especiais podem faturar até R$ 20 mil.
Marco já maquiou as top models Claudia Schiffer e Valeria Mazza, além das principais atrizes do País. Depois que saiu do garimpo e chegou a São Paulo para tentar mudar de vida, Marco quis ser cabeleireiro. Fez um curso-relâmpago de dois dias e se apresentou num salão famoso, dizendo-se experiente com as tesouras. “Menti porque sabia que podia segurar a onda. No começo, ficava só olhando os outros, e de tanto copiar, comecei a fazer o meu estilo”, conta. Requisitado pelas clientes, Marco começou a pentear Claudia Raia. O passo para a carreira de maquiador veio a seguir. Um dia, substituiu um colega que iria maquiar a atriz Débora Duarte. “Foi meu primeiro rosto”, lembra ele. “Eu só tinha uma sombrinha rosa e me virei com isso. A Débora nem imagina que eu estreei com ela.”
Aos 32 anos, ganhando entre R$ 15 mil e R$ 20 mil mensais, Marco considera a discrição a qualidade fundamental para a sua profissão. “O que é do camarim, é só do camarim”, costuma dizer. De Claudia Schiffer, conta apenas que é a pessoa mais profissional com quem trabalhou. “Enquanto eu maquio, ela não se mexe nem dá palpite. Depois que termino, só elogia”, diz Marco.
Palpiteiras
Clientes como a modelo alemã, segundo o maquiador Aloysio Ferraz, 37 anos, o Lili, são raríssimas: “A mulherada gosta mesmo é de dar palpites”. Lili, como muitos de seus colegas, também teve alguém famoso que alavancou sua carreira. Sua madrinha é a atriz Matilde Mastrangi. Aos 17 anos, ele foi um dia ao SBT e se ofereceu para maquiar a atriz, que estava lá. “Ela gostou tanto, que começou a gritar: ‘Gente, tem que contratar esse menino, pelo amor de Deus’”, conta Lili. A partir daí, ele começou a trabalhar no meio publicitário.

Envie esta página para um amigoLili substituiu uma vez uma modelo numa campanha publicitária para um bronzeador. “Fui dublê de bunda e perna várias vezes”, diverte-se Lili, que acredita ter um “corpo escultural”. Entre suas clientes estão Angélica, Patrícia Pillar e Bruna Lombardi. “Estrelas para mim são Nossa Senhora e minha mãe. Que ninguém suba na tamanca comigo que eu também subo”, avisa ele, que se irrita com comentários antes do final da maquiagem. “A Bruna é uma que eu estou começando a fazer o olho e ela já começa a falar: ‘Ah, não está bom, tem que fazer assim ou assado’”, diz. “Já a Débora Bloch tem um jeito arrogante, mas que eu adoro, porque é a cara dela.” Quando está em São Paulo, Angélica só se produz com Lili. “Ele transmite segurança. Me dá dicas dos meus melhores ângulos e tem um astral maravilhoso. Me faz rir o tempo todo.”
O paraibano Danilo Toscano de Brito está satisfeito com sua dupla de clientes: uma loira e uma morena, as duas famosas na tevê e completamente opostas no estilo e no tipo físico. É o maquiador cativo da apresentadora infantil Eliana e de Suzana Alves, a Tiazinha. Arquiteto formado, Danilo trabalhou como cenógrafo, produtor e figurinista. Veio um dia a São Paulo de férias e conheceu a agência First, de maquiadores. “Quando me toquei que estava maquiando a Luiza Brunet, e há três meses em São Paulo, resolvi ficar”, diz Danilo. Há quatro anos ele conheceu Eliana, de quem freqüenta a casa. “Ele é um excelente profissional e um grande amigo”, diz Eliana. Danilo se derrete por ela: “É expressiva, determinada e tem uma energia incrível. Eu me sinto orgulhoso de trabalhar com ela”. Escalado para maquiá-la na maior parte dos shows, Danilo diz que ouviu desabafos de Eliana quando terminou o namoro com o apresentador Luciano Huck. Também foi o ombro amigo de Tiazinha, a quem acompanhou recentemente a Nova York quando ela foi fotografada nua para a Playboy. “Ela já se abriu comigo, contou as dificuldades do mundo da televisão”, diz. Segundo ele, enquanto Eliana prefere a suavidade, com batom discreto e pouquíssima base, Tiazinha pede olhos marcantes.
Foto: Alexandre Tokitaka

A atriz Mylla Christie também gosta de realçar os olhos castanhos. Pede sempre a Marcelo Satchi. “E ele é incrivelmente bom nisso”, diz Mylla. Marcelo virou companheiro de noitadas da atriz paulistana. Juntos, os dois vão a restaurantes e boates, onde dançam até o sol nascer. “A Mylla é um travecão. É brincalhona e adorável”, diz Marcelo. Com a intimidade de quem convive estreitamente, ele abre o guarda-roupa da atriz e escolhe as peças para ela.
Mudança nos lábios
Muitas vezes, os maquiadores das estrelas são responsáveis por mudanças drásticas nos seus rostos. Tadashi Harada, 49 anos, nascido em Tóquio e há 28 anos em São Paulo, há três anos é o fiel escudeiro da cantora Gal Costa. Quando viaja para shows, no Brasil e no Exterior, ela não leva sequer uma nécessaire com batons e lápis para os olhos. “Por isso, ela não sai de casa sem o Tadashi”, diz Fafá Magna, sua produtora. Foi ele quem convenceu a cantora a mudar o batom vermelho, sua marca durante muito tempo, para um de cor ocre, segundo Tadashi mais adequado ao seu tipo físico. Tanto a cantora quanto o maquiador são reservados e de poucas palavras. “Não sou de ficar íntimo, tento apenas ser profissional”, afirma Tadashi. Ele costuma puxar os olhos de Gal, com lápis preto, para cima, o que dá a ela uma expressão mais jovial. “Ela nunca fez plástica e como toda mulher madura tem suas rugas, mas é bonita e expressiva”, diz. A cantora não interfere no trabalho do maquiador. Suas exigências na hora da maquiagem são pontualidade e rapidez para terminar, colírio para os seus olhos, que se inflamam com facilidade, e água de coco no camarim.

Outra estrela de Tadashi é a atriz Ana Paula Arósio. “Para ela, o menos é mais”, afirma o maquiador. “Uso pouquíssima maquiagem, para não estragar.” Nesta receita, constam algumas gotas de base líquida, um teco de pó, curvex para realçar os longos cílios, rímel e batom cor de boca. E só. Nem delineador é usado no rosto da atriz, que costuma ficar quietinha durante a maquiagem. “Ela sempre diz que está bom”, conta ele. Tadashi é da agência First. A maioria deles é escalado para produzir celebridades. A proprietária da First, Patrícia Lamastra, conta que os profissionais começam a fazer capas após dois anos de trabalho. “Mas há revelações, como Henrique Mello, um caso de talento nato”, diz Patrícia.
Confidente
O pernambucano Henrique, 34 anos, começou aos 17 anos. “Claudia Raia foi a minha fada-madrinha”, diz ele. Da atriz, que acompanha há sete anos, ele elogia a pele e os olhos amendoados. “É uma pele privilegiada, muito clara e de textura fina”, diz. Maquiador de Ivete Sangalo e de Sandy, da dupla Sandy & Junior, Henrique se diverte nas horas em que precisa mudar o rosto, às vezes de sono, de suas clientes, e transformá-las, em meia hora ou menos, em divas. Muitas vezes, presencia situações-chave na vida delas. Ele conta que soube antes mesmo de Edson Celulari que Claudia Raia estava grávida. Com Sandy, que define como “uma fofa”, ele também virou confidente. A cantora e Lucas, da Família Lima, beijaram-se em cena, num programa, e daí surgiu um clima. “Nesse dia, ela não conseguia esconder sua alegria e satisfação. Mesmo com a mãe ao lado, me contou sobre o menino”, diz Henrique. O maquiador considera Ivete dona de uma beleza única. “Tem horas que parece meio balinesa, meio espanhola. É carismática”, diz. A possibilidade de ver tantas estrelas de cara lavada e conhecer de perto seus atributos e defeitos torna esses profissionais ainda mais responsáveis por transformá-las em deusas do mundo dos espetáculos.



***** materia beeem antiga, neh...

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