Chantal Brissac
Foto: Julio Vilela |
Marco já maquiou as top models Claudia Schiffer e Valeria Mazza, além das principais atrizes do País. Depois que saiu do garimpo e chegou a São Paulo para tentar mudar de vida, Marco quis ser cabeleireiro. Fez um curso-relâmpago de dois dias e se apresentou num salão famoso, dizendo-se experiente com as tesouras. “Menti porque sabia que podia segurar a onda. No começo, ficava só olhando os outros, e de tanto copiar, comecei a fazer o meu estilo”, conta. Requisitado pelas clientes, Marco começou a pentear Claudia Raia. O passo para a carreira de maquiador veio a seguir. Um dia, substituiu um colega que iria maquiar a atriz Débora Duarte. “Foi meu primeiro rosto”, lembra ele. “Eu só tinha uma sombrinha rosa e me virei com isso. A Débora nem imagina que eu estreei com ela.”
Aos 32 anos, ganhando entre R$ 15 mil e R$ 20 mil mensais, Marco considera a discrição a qualidade fundamental para a sua profissão. “O que é do camarim, é só do camarim”, costuma dizer. De Claudia Schiffer, conta apenas que é a pessoa mais profissional com quem trabalhou. “Enquanto eu maquio, ela não se mexe nem dá palpite. Depois que termino, só elogia”, diz Marco.
Palpiteiras
Clientes como a modelo alemã, segundo o maquiador Aloysio Ferraz, 37 anos, o Lili, são raríssimas: “A mulherada gosta mesmo é de dar palpites”. Lili, como muitos de seus colegas, também teve alguém famoso que alavancou sua carreira. Sua madrinha é a atriz Matilde Mastrangi. Aos 17 anos, ele foi um dia ao SBT e se ofereceu para maquiar a atriz, que estava lá. “Ela gostou tanto, que começou a gritar: ‘Gente, tem que contratar esse menino, pelo amor de Deus’”, conta Lili. A partir daí, ele começou a trabalhar no meio publicitário.
Lili substituiu uma vez uma modelo numa campanha publicitária para um bronzeador. “Fui dublê de bunda e perna várias vezes”, diverte-se Lili, que acredita ter um “corpo escultural”. Entre suas clientes estão Angélica, Patrícia Pillar e Bruna Lombardi. “Estrelas para mim são Nossa Senhora e minha mãe. Que ninguém suba na tamanca comigo que eu também subo”, avisa ele, que se irrita com comentários antes do final da maquiagem. “A Bruna é uma que eu estou começando a fazer o olho e ela já começa a falar: ‘Ah, não está bom, tem que fazer assim ou assado’”, diz. “Já a Débora Bloch tem um jeito arrogante, mas que eu adoro, porque é a cara dela.” Quando está em São Paulo, Angélica só se produz com Lili. “Ele transmite segurança. Me dá dicas dos meus melhores ângulos e tem um astral maravilhoso. Me faz rir o tempo todo.”
O paraibano Danilo Toscano de Brito está satisfeito com sua dupla de clientes: uma loira e uma morena, as duas famosas na tevê e completamente opostas no estilo e no tipo físico. É o maquiador cativo da apresentadora infantil Eliana e de Suzana Alves, a Tiazinha. Arquiteto formado, Danilo trabalhou como cenógrafo, produtor e figurinista. Veio um dia a São Paulo de férias e conheceu a agência First, de maquiadores. “Quando me toquei que estava maquiando a Luiza Brunet, e há três meses em São Paulo, resolvi ficar”, diz Danilo. Há quatro anos ele conheceu Eliana, de quem freqüenta a casa. “Ele é um excelente profissional e um grande amigo”, diz Eliana. Danilo se derrete por ela: “É expressiva, determinada e tem uma energia incrível. Eu me sinto orgulhoso de trabalhar com ela”. Escalado para maquiá-la na maior parte dos shows, Danilo diz que ouviu desabafos de Eliana quando terminou o namoro com o apresentador Luciano Huck. Também foi o ombro amigo de Tiazinha, a quem acompanhou recentemente a Nova York quando ela foi fotografada nua para a Playboy. “Ela já se abriu comigo, contou as dificuldades do mundo da televisão”, diz. Segundo ele, enquanto Eliana prefere a suavidade, com batom discreto e pouquíssima base, Tiazinha pede olhos marcantes.
Foto: Alexandre Tokitaka |
Mudança nos lábios
Muitas vezes, os maquiadores das estrelas são responsáveis por mudanças drásticas nos seus rostos. Tadashi Harada, 49 anos, nascido em Tóquio e há 28 anos em São Paulo, há três anos é o fiel escudeiro da cantora Gal Costa. Quando viaja para shows, no Brasil e no Exterior, ela não leva sequer uma nécessaire com batons e lápis para os olhos. “Por isso, ela não sai de casa sem o Tadashi”, diz Fafá Magna, sua produtora. Foi ele quem convenceu a cantora a mudar o batom vermelho, sua marca durante muito tempo, para um de cor ocre, segundo Tadashi mais adequado ao seu tipo físico. Tanto a cantora quanto o maquiador são reservados e de poucas palavras. “Não sou de ficar íntimo, tento apenas ser profissional”, afirma Tadashi. Ele costuma puxar os olhos de Gal, com lápis preto, para cima, o que dá a ela uma expressão mais jovial. “Ela nunca fez plástica e como toda mulher madura tem suas rugas, mas é bonita e expressiva”, diz. A cantora não interfere no trabalho do maquiador. Suas exigências na hora da maquiagem são pontualidade e rapidez para terminar, colírio para os seus olhos, que se inflamam com facilidade, e água de coco no camarim.
Outra estrela de Tadashi é a atriz Ana Paula Arósio. “Para ela, o menos é mais”, afirma o maquiador. “Uso pouquíssima maquiagem, para não estragar.” Nesta receita, constam algumas gotas de base líquida, um teco de pó, curvex para realçar os longos cílios, rímel e batom cor de boca. E só. Nem delineador é usado no rosto da atriz, que costuma ficar quietinha durante a maquiagem. “Ela sempre diz que está bom”, conta ele. Tadashi é da agência First. A maioria deles é escalado para produzir celebridades. A proprietária da First, Patrícia Lamastra, conta que os profissionais começam a fazer capas após dois anos de trabalho. “Mas há revelações, como Henrique Mello, um caso de talento nato”, diz Patrícia.
Confidente
O pernambucano Henrique, 34 anos, começou aos 17 anos. “Claudia Raia foi a minha fada-madrinha”, diz ele. Da atriz, que acompanha há sete anos, ele elogia a pele e os olhos amendoados. “É uma pele privilegiada, muito clara e de textura fina”, diz. Maquiador de Ivete Sangalo e de Sandy, da dupla Sandy & Junior, Henrique se diverte nas horas em que precisa mudar o rosto, às vezes de sono, de suas clientes, e transformá-las, em meia hora ou menos, em divas. Muitas vezes, presencia situações-chave na vida delas. Ele conta que soube antes mesmo de Edson Celulari que Claudia Raia estava grávida. Com Sandy, que define como “uma fofa”, ele também virou confidente. A cantora e Lucas, da Família Lima, beijaram-se em cena, num programa, e daí surgiu um clima. “Nesse dia, ela não conseguia esconder sua alegria e satisfação. Mesmo com a mãe ao lado, me contou sobre o menino”, diz Henrique. O maquiador considera Ivete dona de uma beleza única. “Tem horas que parece meio balinesa, meio espanhola. É carismática”, diz. A possibilidade de ver tantas estrelas de cara lavada e conhecer de perto seus atributos e defeitos torna esses profissionais ainda mais responsáveis por transformá-las em deusas do mundo dos espetáculos.
***** materia beeem antiga, neh...
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