segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Rutilismo


Ruivo é o indivíduo com pêlos e/ou cabelos de coloração vermelha ou avermelhada (laranja, dourado e tons afins). O fenômeno é denominado rutilismo.

Em 1997 descobriu-se a bioquímica dos cabelos ruivos, demonstrando-se que estes se associam ao receptor da melanocortina-1 e componentes de ferro. Acredita-se que o gene recessivo associado teria uma antiguidade. Todos os ruivos apresentam variantes na região MC1R do cromossomo 16.

Termos possíveis em português para um indivíduo ruivo são: além de ruivo, rufícomo, russícomo, rubícomo, rubicápilo e o hipocorístico latino rubi capital.

Curiosidades sobre os ruivos:

O lugar do mundo com o maior número de ruivos é o Reino Unido, especialmente a Escócia. Calcula-se que de 10 a 13% da população escocesa tenha cabelos avermelhados.

O professor Jonathan Rees conduziu um estudo sobre ruivos na Universidadede Edimburgo. Ele identificou o gene para o cabelo ruivo, o MC1R, encontrado no 16º cromossomo.

Os cabelos avermelhados são uma mutação genética.

Ruivos constituem apenas 4% da população mundial. A maioria mora no Reino Unido, na República da Irlanda ou na Austrália.

Em meados do século XVII, no final do reino da rainha Elizabeth I, a crença nas fadas chegou ao sudeste da Inglaterra. Desde aqueles tempos, elas são freqüentemente imaginadas e representadas como lindas mulheres de cabelos ruivos.

Um estudo feito em 2002 observou que ruivos são sedados com dificuldade, necessitando de 20% mais anestesia em relação às outras pessoas.

Adultos possuem aproximadamente 120 mil fios de cabelo no couro cabeludo. Os ruivos são os que possuem menos, os loiros possuem um pouco mais e os morenos têm a maior quantidade de cabelo dentre todos.

O gene para cabelos avermelhados é recessivo. Ruivos podem nascer depois de gerações de morenos ou louros na família.

Os primeiros ruivos da humanidade surgiram há aproximadamente 50 mil anos atrás na África, tendo chegado depois à Europa.
Os palhaços ruivos têm sua origem na Rússia.

No século XVI, a gordura de um homem ruivo era um ingrediente essencial para poções.

Na Catedral de São Paulo, em Londres, gravuras contam a história da queda do paraíso. Eva é representada com longos cabelos vermelhos. O cabelo ruivo de Eva tem relação com o pecado, assim como as antigas letras escarlates que marcavam as adúlteras.

O filho de Eva, Caim, que matou seu irmão, Abel, é muitas vezes representado como ruivo. A crença de que os ruivos são bruxos é parte da cultura germânica.

Os egípcios consideravam a cor vermelha tão azarenta, que queimavam mulheres ruivas em rituais que tinham como objetivo extinguir os cabelos avermelhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário